Você conhece os marcos do desenvolvimento infantil?

A infância é uma fase de descobertas intensas. Entender os marcos do desenvolvimento, a importância das brincadeiras, a socialização e os desafios típicos ajuda pais e cuidadores a apoiarem as crianças de forma mais consciente.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os marcos do desenvolvimento reúnem o aprendizado de habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais que as crianças devem atingir em idades específicas. Elas servem como referência para monitorar se o desenvolvimento infantil está ocorrendo dentro do esperado, colaborando com a identificação de possíveis atrasos ou necessidades de intervenção precoce, além da adaptação das atividades em escolas e creches conforme a fase do desenvolvimento. O desenvolvimento ocorre de maneira individual, tendo algumas crianças a atingirem marcos antes ou depois do esperado. Entretanto, se múltiplos marcos não forem alcançados é recomendado buscar avaliação profissional.

PRINCIPAIS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

1. Motor (Físico)
  • Coordenação motora grossa: controle de grandes músculos (sentar, andar, pular).
  • Coordenação motora fina: habilidades manuais (desenhar, escrever, pegar objetos).
2. Cognitivo (Intelectual)
  • Pensamento, memória, resolução de problemas.
3. Linguagem (Comunicação)
  • Fala, compreensão, gestos, leitura e escrita.
4. Socioafetivo (Emocional e social)
  • Interações sociais com pares ou adultos, autocontrole, relacionamentos, identificação de emoções

0 a 12 meses (1º ano de vida)

1. Motor (Físico)
  • 0-3 meses: Sustenta a cabeça brevemente, possui movimentos reflexos (preensão palmar).
  • 3-6 meses: Rola, senta com apoio e pega objetos com as mãos.
  • 6-9 meses: Senta sem apoio, engatinha, transfere objetos de uma mão para outra.
  • 9-12 meses: Fica em pé com apoio, da os primeiros passos.
  • 18 meses: Uso de colher (ainda derramando comida), chutar bola, sobe escadas engatinhando.
  • 2 anos: Consegue pular com os dois pés, imita traços verticais no desenho, abre e fecha tesouras (ainda não corta bem)
  • 3 anos: Pedala um triciclo, consegue vestir-se sozinho, desce escadas alternando o pé sem apoio, constrói torres com 9 ou 10 blocos.
  • 4 anos: Chuta bola em movimento, desenha uma pessoa (cabeça, olhos, pernas), equilibra-se em um pé por 5 a 10 segundos
  • 5 anos: Salta obstáculos baixos, anda de bicicletas com rodinhas, amarra cadarços com dificuldades, desenha figuras humanas mais detalhadas (braços, dedos, cabelos).
  • 6 anos: Anda de bicicleta sem rodinhas, chuta e arremessa bolas com precisão, desenha figuras detalhadas, salta em um pé alternando os lados
2. Cognitivo
  • 0-3 meses: Reage a sons altos, fixa o olhar em rostos humanos, reconhece a voz da mãe/cuidador, acompanha objetos e mostra curiosidade por objetos coloridos próximos.
  • 3-6 meses: antecipa eventos (abre a boca ao ver a mamadeira), explora objetos com a boca (fase oral), reconhece seu nome, brinca com as mãos e pés (descobre o corpo), responde a emoções alheias.
  • 6-9 meses: Imita gestos simples (bater palmas), chora quando os pais saem do campo visual, entende a palavra “não”, tenta colocar objetos em recipientes (jogos de encaixe)
  • 9-12 meses: Imita ações, aponta para objetos desejados, aprende pelo erro, usa objetos corretamente (colher para comer), memória de curto prazo, associa palavras a objetos.
  • 18-24 meses: Jogos simbólicos (dar comida para boneca), resolve problemas práticos e combina 2 palavras (“quer bola”)
  • 3 anos: Jogos simbólicos complexos, imitações sociais, questionamentos constantes (“Por quê?”), habilidades matemáticas básicas.
  • 4 anos: Segue regras sociais, pode ter amigos imaginários, conta histórias pessoais com sequência lógica, faz piada simples, apresenta noção de quantidade
  • 5 anos: Conta histórias com sequência temporal, identifica tons de voz (ironia e sarcasmo básico), mentiras estratégicas, planejamento simples.
  • 6 anos: Linguagem próxima do adulto, empatia ativa (age para consolar), formula perguntas investigativas, compreende cadeia de eventos, jogos com estratégias.
3. Linguagem
  • 0-3 meses: Chorar é a principal forma de comunicação, sorri reflexivamente, começa fazer sons de vogais (“a”, “é”), gorjeios (“agu”, “gugu”).
  • 3-6 meses: ri alto, balbucio inicial (“ba”, “ma”, “da”), balbucio repetitivo (ecolalia), reconhece emoções na voz.
  • 6-9 meses: entende gestos simples (“tchau” com a mão), aponta para objetos (intenção comunicativa), imita sons.
  • 9-12 meses: primeiras palavras com significado (“mamã”, “papá”, “não”), reconhece comandos simples (dá o brinquedo), compreende 20 palavras (mesmo sem verbalizar).
  • 18-24 meses: J• 24 meses: Combina 2 palavras (“quer biscoito”), imita sons de animais.
  • 2 anos: Frases de 3 palavras (“eu quero leite”), pergunta (“o que é isso?”), vocabulário de 200-500 palavras.
  • 3 anos: Frases de 4 palavras (“eu quero brincar lá fora”), conta histórias simples, entende conceitos de dentro/fora ou grande/pequeno.
  • 4 anos: Vocabulário 1.500+ palavras, frases complexas com conectivos (“Fui ao parque mas choveu”), narra eventos em sequência lógica, reconhece letras e tenta “çer” histórias memorizadas.
  • 5 anos: Domina todos os sons da fala, escreve o próprio nome, debate e negocia situações.
  • 6 anos: Lê frases curtas e textos simples, escreve pequenos textos, compreende piada simples e explica regras de jogos com clareza.
4. Socioafetivo
  • 0-3 meses: fixar o olho no rosto de quem fala com ele, gosta de contato físico, imita expressões faciais simples (abrir a boca quando o adulto faz).
  • 3-6 meses: demonstra tédio se deixado sozinho por muito tempo, gosta de jogos interativos (esconder o rosto com as mãos e achar), apresenta apego aos cuidadores.
  • 6-9 meses: busca atenção ativamente, demonstra frustração se o objeto é retirado dele, mostra interesse por outras crianças, testa reações.
  • 9-12 meses: birras, demonstra preferências (por pessoas, alimentos e brinquedos), compreende elogios e repreensões.
  • 18 meses: Autoconsciência (capaz de se reconhecer no espelho), empátia primária (chora ao ver outra criança chorar).
  • 2 anos: Desenvolvimento da autonomia (fase do “não”), apego a rotinas, jogos paralelos (brinca ao lado de outras crianças, sem interagir).
  • 3 anos: Planeja ações, conforta os outros, brincadeiras cooperativas iniciais.
  • 4 anos: Compreende mentiras, ironias básicas (percebe quando alguém esta brincando), ciúmes de irmãos e amigos, questiona estereótipos.
  • 5 anos: Amizades seletivos, resolve conflitos com palavras, descreve-se por habilidades, cumpre tarefas e possui consciência de moralidade.
  • 6 anos: Reconhece injustiças, vergonha em situações públicas, liderança em brincadeiras, compara-se com os outros.

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